Lançamentos de livros, site e revista marcam estande da Fapema durante 11ª FeliS

Cultura 14/11/2017 09:21:00

Os lançamentos da 32ª Revista Inovação e do novo site da instituição marcaram o início das atividades do estande da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) na 11ª Feira do Livro de São Luís (FeliS). 

A nova edição da revista faz uma homenagem aos 405 anos de São Luís e publica pesquisas com a temática sobre a cidade. 

Os lançamentos contaram com a presença do diretor-presidente da instituição, Alex Oliveira, do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles, e das diretoras-financeira e científica, Mariza Mendes, Silvane Magali Nascimento, além dos professores-pesquisadores que tiveram seus trabalhos publicados na revista.

“A revista é uma publicação que incentiva os pesquisadores a continuar produzindo seus estudos em alto nível”, disse o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles.

“Claro que, também, com um cenário como esse da Feira do Livro, homenageando Maria Firmina dos Reis e tendo como pano de fundo o tema dos 405 anos de São Luís, parece que fez com que todos os elementos se convergissem para essa noite maravilhosa”, acrescentou Telles. 

A Revista
Como matéria de capa a 32ª edição da Revista Inovação traz a pesquisa da professora Carolina Maria de Araújo que escreveu a tese de mestrado “Entre o traçado do passado, o plano moderno e a prática contemporânea – preservação e expansão de São Luís do Maranhão: 70 anos de planejamento urbanístico”. 

São também temas de matérias da revista estudos e análises das transformações sociais e espaciais em municípios maranhenses, desafios de políticas urbanas da região metropolitana e novas formas de mobilização política na zona rural.

Segundo o diretor-presidente da Fapema, Alex Oliveira, várias questões de planejamento são pautadas na revista, como mobilidade, patrimônio histórico e meio ambiente. 

“A cidade só pode crescer se preservar aquilo que ela tem de mais caro, que são os seus recursos naturais e culturais. Porque eles não são renováveis. Não se pode substituir um patrimônio histórico”, afirmou Alex. 

“Então é esse entendimento que faz com que a gente se preocupe com as questões culturais e naturais que precisam estar no eixo de qualquer processo de planejamento para a nossa cidade”, concluiu.

Pesquisa
A pesquisadora Karen Beatriz Barros, graduada em Direito e mestra em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), teve uma reportagem publicada na revista.

A matéria trata de um estudo sobre o Programa Família Acolhedora, serviço de acolhimento gerido pela Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), a partir de princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

“Gostaria de agradecer a Fapema por ter escolhido o resultado da minha dissertação para uma publicação nessa edição especial da Revista Inovação em homenagem a São Luís”, disse Karen. 

“O programa tem como meta proporcionar proteção social através do acolhimento temporário às crianças e adolescentes vítimas de violações de direitos”, destacou.

Mais lançamentos
Até o encerramento da FeliS no próximo dia 19, a Fapema fará o lançamento de dezenas de livros que receberam apoio para publicação. “A participação da Fapema na FeliS merece destaque em função da quantidade de livros que a Fundação apoia todos os anos por meio dos editais Livros e Literatura”, pontuou Alex Oliveira. 

“O estande da Fapema será um espaço com muito conhecimento e produção de literatura de todas as áreas”, disse.

Quem visitar o estande também poderá conhecer a lista dos finalistas do Prêmio Fapema Neiva Moreira 2017 e obter mais informações sobre os editais de fomento à pesquisa e inovação disponibilizados ao longo do ano pela instituição.

Novo site
Mais bonito, moderno e fácil de navegar, o novo site da Fapema entrou no ar esta semana com o objetivo de facilitar o acesso dos pesquisadores, professores, estudantes e a comunidade de uma forma geral aos programas, projetos e editais que são disponibilizados pela Fundação. 

O portal segue a nova linha da Fundação que tem recebido uma atenção especial do Governo do Estado, que a cada ano tem aumentado os investimentos nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.

O novo site faz parte do processo de melhoria da instituição, que tem trabalhado democratizando o acesso aos editais de fomento à pesquisa no Maranhão, envolvendo a sociedade na elaboração das chamadas públicas e dado mais transparência às ações da instituição. 

Os links estão bem mais visíveis com atalhos para aqueles que são mais acessados a exemplo do Patronage, editais, projetos especiais e orientação ao proponente.

A página já está no ar, mas ainda passível de ajuste. As críticas e contribuições são bem-vindas e podem ser enviadas para o e-mail ndc@fapema.br.

COMENTÁRIOS ()