Dia de celebrar o agente de viagem

Turismo 21/04/2017 06:02:00
Neste sábado (22), é comemorado o Dia Nacional do Agente de Viagem (Divulgação)


Profissionais que atuam em agências de turismo estão entre os principais consultores dos viajantes na hora de escolher um destino ou adquirir um pacote

O agente de viagem é o profissional do turismo responsável por esclarecer as dúvidas e orientar os turistas na escolha de roteiros e destinos, além de auxiliar o viajante a aproveitar ao máximo a viagem, otimizando os atrativos a serem visitados. Neste sábado (22), é comemorado o Dia Nacional do Agente de Viagem. Além das informações, o profissional também contribui para a contratação e reserva da hospedagem e do meio de transporte mais apropriado para o turista realizar passeios e consumir serviços turísticos de qualidade.

O ministro do Turismo, Marx Beltrão, considera o trabalho do agente de viagem de extrema importância para o setor turístico. “É um profissional antenado com as demandas de viagens, estimulando novos destinos por meio da consultoria que presta ao consumidor e sempre buscando novos produtos e serviços turísticos”, destacou.

De acordo com o Cadastur, cadastro de prestadores de serviços do Ministério do Turismo, o Brasil conta com 19 mil agências regulamentadas no país. O cadastro garante que a empresa atue legalmente. Dessas, 3 mil são filiadas à Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV), principal órgão de representação da categoria desde 1953. A entidade estima que outros 10 mil agentes de viagem prestem serviços turísticos sem a utilização de base física da agência para a realização do trabalho de intermediação e venda de pacotes turísticos e passagens, entre outros serviços.

Segundo a Demanda Internacional, do Ministério do Turismo, as agências de viagem e, consequentemente, o trabalho do agente, é uma importante fonte de consulta na hora do turista escolher o destino. A ABAV estima que as agências de turismo respondem pelas vendas de 70% das passagens aéreas nacionais e 85% dos lugares nos voos internacionais que saem do Brasil. Os agentes de viagem vendem ainda 75% dos cruzeiros marítimos e fluviais e 90% dos pacotes turísticos, bem como são responsáveis por 60% das reservas de hotel e 28% das locações de veículos.

Para o presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull, o agente de viagem é o maior canal de distribuição de produtos e serviços turísticos e responde por 80% do mercado brasileiro de viagens. “Juntando emissão de passagens aéreas, reservas de hospedagens, transporte turístico terrestre, locação de automóveis, operação de pacotes, cruzeiros marítimos, entre outros produtos e serviços turísticos, 52 setores econômicos são impactados pela atividade turística”, informa.

COMENTÁRIOS ()